Horta aromática

PicsArt_03-26-02.54.05

Olá meus queridos leitores,

Nada melhor que ter uns temperinhos e ervas orgânicos a sua disposição não é? Que tal uma horta em sua casa? Eu já havia falado aqui sobre isso. E agora alisto alguns cuidados necessários:

vcc-28mar2016 (3)

 

  • E um local onde seus vegetais tenham ao menos quatro horas de sol por dia e que seja mais protegido do vento.
  • O preparo do solo é um dos pontos mais importante para uma boa horta. E é preciso uma adubação equilibrada. Misture duas partes de terra comum, uma parte de composto orgânico (ou húmus de minhoca) e uma parte de areia. E este local necessita de ao menos 15 cm de profundidade.
  • Durante verão o melhor horário para regas é no final da tarde ou à noitinha. Já no inverno melhor é pela manhã. E coloque o dedo na terra, para sentir a necessidade de água. Geralmente hortaliças necessitam de regas diárias, porem não muito a ponto de encharcar a terra. Para que as raízes não apodreçam procure vasos com boa drenagem.
  • Depois desses lembretes basta comprar as sementes ou as mudinhas em floriculturas e semeá-las no solo já preparado e deixar uns 20 cm entre as espécies. Ou se for plantá-las em vasos pequenos, deixe um para cada espécie.
  • E leia a embalagem das sementes para tirar as duvidas. E em poucas semanas você já terá suas ervinhas em casa.
  • Lembre-se de colhê-las antes de brotar as flores, pois estas tomam o cheiro e sabor das folhas. Assim você terá mais sabor em suas receitas. As ervas precisam ser podadas constantemente para se estimular a produção de novas folhas.
  • Adubação umas duas vezes por mês, para nutrir e afastar pragas e doenças, pode-se usar húmus de minhoca, torta de nim, de algodão. Cuidado com a torta de mamona que é toxica pra bichos e crianças. Pode-se usar também farinha de osso.

vcc-28mar2016 (5)

Agora algumas ervas:

Alecrim – uma erva robusta de folhas agridoces. Ele é perene você terá o ano todo pra aproveitar e aromatizar seu azeite com ele. Gosta de claridade e regas com frequência, pois seu solo deve ser levemente úmido.

Cebolinha – rica em vitamina C, cálcio e ferro. Ajuda na digestão e é antisséptica. O melhor é usá-la fresca, mas pode ser picada e congelada. Na hora de retirá-la corte deixando 3 cm da base e colhendo apenas as folhas mais velhas para fortificar as mais novas.

Coentro – um arbusto de folhas e flores delicadas, sua folhagem é muito utilizada em pratos e saladas e suas sementes possuem óleos essenciais. Pode ser cultivado em climas variados e necessita de solo úmido. Deve-se colher os coentros antes de espigarem, antes que suas folhas caiam. Usado para dar sabor aos alimentos, mas possui também muitas vitaminas.

Cominho – é uma erva aromática de sabor forte. É diurético, auxilia no tratamento de gases e de estômago e garganta. Pode ser cultivado em qualquer lugar com luz solar direta de  ao menos 5 horas diária. E solo levemente úmido.

Erva-cidreira – grande arbusto de folhas verdes e aroma de limão. Muito usada em chás e contem fibras com bastante valor nutricional. Possui propriedades calmante e muito usada no tratamento de insônia. No inverno é necessária poda drástica para que ela cresça com nova folhagem.

Hortelã – deve ser plantada separadamente, pois suas raízes se espalham muito rápido. Suas folhas são muito usadas em sucos, saladas e na culinária. Auxilia na digestão e seu chá é usado no tratamento de gripes e tem efeito calmante. É também eficiente contra cáries, mal hálito e possui mentol que reduz dores intestinais. Não gosta de exposição direta ao sol, regas constantes, porem sem encharcar as raízes.

Salsa – possui muitas variedades, altamente nutritiva e por isso muito usada na culinária. Melhor cultivada em clima ameno e solo úmido, porem não encharcado. Em solo rico em matéria orgânico. Colher com os galhos as folhas mais velhas para fortificar as mais novas. Diurético, alivia o inchaço pela retenção de líquidos.

Pimenta malagueta – extremamente picante, usada na culinária e em dietas de desintoxicação. Estimula a circulação. Pode ser cultivada num pedaço de solo ou em vasos. No verão, é recomendável ficar em um local ao ar livre, mas protegido (como se fosse uma estufa). Já no inverno, pode ser levada pra dentro de casa.

Orégano – arbusto que cresce facilmente, com muitas ramificações que perduram até o outono. Rico em vitamina C usado tanto fresco como em folhas secas é antioxidante. Precisa de solo levemente úmido e sol por ao menos algumas horas do dia. Diminui cólicas menstruais. Delicioso sabor, usado em pratos italianos. Deve ser podado na primavera, plantado em solo fofo e deve ser colhido na primavera.

Manjericão – arbusto pequeno e perfumado. Usado pra temperar pratos, pizza e saladas. Plantado com sementes. Precisa de sol, rega uma vez por dia e não tolera frio. Combate a insônia, é antioxidante, anti-inflamatório e auxilia na digestão. Colher os galhos com as folhas e arrancar as flores pois elas roubam o perfume da folhas.

Gostaram?

Beijo, beijo! :*

 

 

Fotos do Google/Pinterest. Se você é o autor de alguma foto desse artigo, entre em contato pelo e-mail vivendocomcharme@gmail.com que colocaremos os créditos na mesma.

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s