Dicas de organização doméstica

vcc-506

Como é ruim chegar em casa no fim da semana e ver o quanto você tem que trabalhar pra organizar e limpar a casa toda! Algumas boas práticas ajudará você neste momento e facilitará sua organização diária, evitando maiores esforços no fim de semana e abrindo espaço na sua agenda para uma seção de beleza extra. Sua autoestima agradece!

A revista Minha Casa dá boas dicas, e eu separei algumas e estão alistadas a seguir:

  • Comece durante a semana devolvendo suas coisas ao ser devido lugar imediatamente após usá-las.
  • Uma vistoria por dia, se o seu filho ou marido(como os meus)… contribuem para a bagunça, passe uma vez apenas organizando e se algo tem o seu lugar próprio, nunca mais guarde em outro lugar. Isso facilitará e muito o dia da arrumação.
  • Separar o que chega pelo correio todos os dias e mandar para reciclagem o que não tem utilidade, e o que for importante providencie um display na porta da casa onde as contas a pagar fiquem à vista, para não se esquecer e tendo um lugar certo para guardá-las não correrá o risco de passar horas procurando, na hora de pagar.
  • organize seus documentos, notas fiscais de eletrodomésticos e outros itens em pastas. Contas pagas também precisam ser guardadas por um tempo, e para isso uma pasta com divisórias é a ideal, pois é possível guardar contas de água numa divisória, IPTU em outra, e assim vai.
  • Desapegue! Doe, recicle ou jogue fora o que não usa mais. Você vai ver como terá mais espaço pra reorganizar suas coisas.
  • Um aparador na entrada da casa, ou uma mesinha servirá de apoio para bolas, chaves e pacotes que trazemos para casa e que serão em seguida colocados no devido lugar. Inclusive aquela peça que precisa ser levada à costureira, lavanderia e que você nunca se lembra de levar.
  • Para livros uma boa ideia é distribuí-los entre os ambientes por temas: títulos de trabalho vão para o escritório, os de receitas ficam em uma estante ou armário na cozinha e por aí vai. Mas sempre que sua coleção crescer demais, doe.
  • No guarda-roupa organize os cabides pelos tipos de roupa, calças, saias e vestidos, e também por cores, da mais clara para a mais escura.
  • Cabides da mesma cor dá unidade visual ao guarda-roupa e não fazer tudo parecer mais bagunçado ainda. Cabides finos são ideais porque ocupam menos espaço e permitem manter as peças arejadas.
  • Na mesa do escritório organize as gavetas por assunto, assim não precisará deixar nada bagunçado em cima da mesa. Descarte o que não for mais precisar, anote os recados num só local, como numa agenda por exemplo. E ao terminar suas atividades devolva os papeis e objetos todos ao seu lugar.
  • Na despensa a visibilidade é fundamental, itens maiores ficam atras, os menores , à frente, nas prateleiras coloque ao alcance das mãos o que entra e sai com frequência, como temperos, guardanapos e mantimentos. Acomode os itens afins em cestinhas organizadoras de plastico.
  • Dentro das gavetas dobre as peças usando um molde como um livro por exemplo, para todas ficarem dobradas do mesmo tamanho. Assim poderá enfileirar ou empilhá-las por tipo e uso. Divisórias plasticas também ajudam, principalmente para as lingeries.
  • Em vez de jogar calcinhas e cuecas dentro da gaveta, compre organizadores do tipo colmeia , vendidas em lojas de produtos para casa, para acomodar sutiãs e conservá-los por mais tempo.
  • Cabos e fios precisam ser enrolados para guardar de forma organizada, de preferencia em uma caixa. E se precisar descartá-los, procure saber o locais adequados. Assim como baterias, pilhas, eletrônicos…
  •  Antes de sair de casa, que tal deixar a pia do banheiro limpa?Parece pouco , mas feito isso, você vai pensar duas vezes antes de cometer outras desordens. A mesma dica vale para a pia da cozinha.
  • No armário da cozinha os potinhos de plástico, ficam de um lado, as tampas do outro, de preferencia arrumadas dentro de outra vasilha.
  • Baús são perfeitos para receber itens volumosos ou de pouco uso, como malas, travesseiros de visitas e casacos de inverno, alem de miudezas, tudo vem acomodado em embalagens adequadas.
  • Nos revisteiros concentre todos os exemplares, nada de deixar revistas espalhadas em vários lugares. Mas só mantenha ali as revistas do mais recentes. As que desejar guardar podem ir para caixas organizadora . As demais podem ser doadas.

São hábitos que poderão fazer parte da sua rotina e farão grande diferença no seu lar e no seu tempo.

Beijo, beijo!!! :*

 

Fonte: Revista Minha Casa.

Fotos do Google/Pinterest/Instagram. Se você é o autor de alguma foto desse artigo, entre em contato pelo e-mail vivendocomcharme@gmail.com que colocaremos os créditos na mesma.

 

4 comentários sobre “Dicas de organização doméstica

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s